Dados os condicionamentos identificados, nomeadamente o Jardim do Carregal (necessidade de preservação de árvores de interesse público), o Túnel Rodoviário de Ceuta e o cruzamento desta zona pelo Rio Frio, e ainda a profundidade a que se situa a nova via do metro, a Estação Hospital de Santo António (HSA) é uma estação mineira com 2 cavernas. A estação é composta por:
1 poço, que inclui dois acessos de emergência e 3 pisos destinados a áreas técnicas; 1 caverna profunda com 2 níveis – subcais e cais, atravessada sensivelmente a meio pelo piso do Mezanino; 1 poço situado na extremidade da Caverna Mezanino no qual se inserem dois pisos destinados a salas de ventilação; Caverna Mezanino (enviesada a 66º relativamente à anterior comportando 3 níveis: subcais, cais e Mezanino), na qual tem início as galerias dos acessos.
A estação HSA ocupa uma área total de implantação de 4 490 m² e uma área bruta construção de 10 960 m² correspondentes a 6 níveis distintos e possui um volume total de 79 700 m³. Estima-se que a nova linha seja utilizada em média por cerca de 28 000 passageiros/dia